Você se vê representada pelas modelos de lingerie que vê por aí?
Magreza excessiva, photoshop sem fim, silicone que não acaba mais. Já falei muito sobre isso aqui, mas o assunto é irresistível. Marcas que apresentam campanhas publicitárias focando nas mulheres reais chamam muito a minha atenção.
Não posso dizer qual é o retorno financeiro e o sucesso das campanhas, mas percebo que essa estratégia vem ganhando cada vez mais força e o coração das mulheres.
Agora é a vez da Dear Kate, uma marca de lingerie americana que foca em tecidos tecnológicos e no conforto da mulher.
Dear Kate mostra mulheres reais em campanha e causa polêmica!
A última campanha trouxe executivas da área tecnológica usando só underwear no local de trabalho. As mulheres são comuns, algumas magras, outras mais gordinhas, com suas estrias, celulites e gordurinhas á mostra, tudo sem photoshop.
A campanha mostra as peças da Coleção Ada, uma homenagem à programadora Ada Lovelace.
As críticas foram inevitáveis. Muitos não gostaram, pois acharam a campanha “bizarra” e “sexista“. “No Vale do Silício, agora mais do que nunca, há uma tensão na forma como as mulheres são vistas: uma visão romântica ou sexual e outra profissional“, foi o que disse Elissa Shevinsky, CEO do Glimpse Labs, à Revista TIME. “Mostrar-se desta forma, sem roupa, tem conotação inerentemente sexual, e enfraquece a imagem das mulheres no mundo da tecnologia. Isto é verdade tanto para homens quanto para mulheres“.
Mas muito mais que críticas, a campanha recebeu aplausos. Olivia Muenter acredita que ela é surpreendente, já que aponta para a diversidade das mulheres. “O fato de [os produtos] serem apresentados por mulheres que estão maravilhosamente reais, com corpos que se parecem com os nossos e carreiras bem-sucedidas, é uma mensagem realmente poderosa“, disse.
Julie Sygiel, fundadora e CEO da Dear Kate, tinha em mente reunir mulheres ligadas ao mundo da tecnologia, exatamente para mostrar o que as mulheres pensam e fazem, ao invés de mostrar apenas a sua aparência.
“Nós acreditamos que as mulheres devem ser levadas a sério, independente do que elas estejam vestindo“, disse Sygiel. “Isso vale também para as mulheres de qualquer profissão, já que a forma como alguém se veste não deveria ter nenhuma relação com a sua capacidade ou a sua inteligência“.
“Se alguém vê a nossa campanha como uma forma de perpetuar o sexismo é porque essas pessoas têm certas expectativas sobre as mulheres. Na nossa maneira de ver o mundo, as mulheres podem ser tão poderosas de roupas íntimas quanto elas são de terno. Não é justo para as mulheres de tecnologia serem apontadas e confinadas a um comportamento mais conservador, simplesmente porque elas trabalham em um campo dominado por homens“.
Achei a campanha surpreendente, nada machista ou sexista. Afinal, qual é a diferença entre um anúncio comum de lingerie, com uma mulher quase nua, maravilhosa, magérrima, cheia de retoques e um anúncio como esse? É meio hipócrita dizer que essa é uma campanha sexista. Se for assim, todas são. Mostrar mulheres reais em suas atividades diárias só faz com que nos identifiquemos com elas, desperta o nosso interesse para a marca, para o que estão vestindo.
E você, o que achou?
Fonte: www.brasilpost.com.br
6 comments on “Dear Kate mostra mulheres reais em campanha e causa polêmica”
Luciana Vilela
Eu também tenho essa sensação de proximidade com a marca, me faz muito bem esse tipo de campanha. Claro que eu adoro o glamour mas me sentir incluida também faz um bem danado!
Ju Verly
Ah, Lu, eu também adoro me ver nessas campanhas.
As glamourosas são encantadoras, mas as reais são a nossa cara, né?
Malú
Então….acho válido sim a campanha verdadeira, de como é quase 99 % das mulheres no mundo! Assim como teve a campanha das pessoas mais velhas posando para lingerie. E viva a verdade nua e crua, rsrs. Mas para falar bem a verdade….eu não gostei dessas calçolas não! hahahahaha, posso até sair dos padrões de uma mulher esbelta, mas uso calcinha normal, e que seja bem sensual, rsrs.
Beijinhos lindinha.
Ju Verly
Concordo com você quanto às calçolas, malu!
São bem desanimadoras, mas é a típica modelagem americana, a parte do bumbum é bem grandinha para os nossos padrões!
Se fosse uma publicidade brasileira os modelos seriam outros!
Mas achei bem legal a forma realista como mostraram a lingerie!
Beijos!
Jack
Toda modelo plussize que vejo nas marcas de lingerie não tem barriga e são curvilíneas. Já perceberam? A primeira vez que vejo uma real é na Dear Kate. Não é “agradável” mas ela é a unica modelo que pode me dizer como uma calcinha vai me vestir, porque eu sou gorda, realmente gorda, com barriga sabe? quero saber se a calcinha vai tampar a minha barriga ou ficar em baixo. Era isso que eu queria, mas parece que as marcas querem que eu fique admirando mulher ao invés de escolher roupa-.-
Ju Verly
Jack, concordo com você e posso garantir que a maioria dessas campanhas com modelos plus size sem barriga é porque houve muito tratamento em photoshop.
E, como na vida real não há photoshop, essas campanhas não nos representam…
Por isso gosto da Dear Kate também!