Você levanta cedo para trabalhar, leva as crianças para escola, passa no supermercado, resolve probleminhas na rua, vai ao médico e ainda estuda à noite. Não tem como tomar um banho durante o dia e se sente mal com isso?
O assunto é delicado, como a própria anatomia da mulher, mas acho que interessa a todas, não é?
Alguns cuidados básicos e simples podem deixar o seu dia mais agradável e acabar com alguns desconfortos que sentimos quando passamos o dia inteiro fora de casa.
Vamos a algumas dicas de higiene íntima?
1. Use sabonete íntimo.
Eles não são frescura como se pode imaginar. Na verdade, como o pH da região íntima é baixo (entre 3 e 5), o sabonete íntimo respeita as propriedades naturais de defesa prevenindo doenças e infecções.
Sabonetes mais alcalinos costumam comprometer a defesa natural e nos deixar expostas a microorganismos. Então vale a pena investir um pouquinho e cuidar do corpo com carinho.
2. Tomar banho pela manhã
Parece bobagem, mas um banho pela manhã, antes de sair de casa ajuda bastante a manter a região íntima mais higienizada. Se for possível usar uma ducha de banheiro durante o dia, ótimo. Até três por dia são indicadas.
3. Use lenços umedecidos
Para aqueles dias em que não será possível usar uma ducha, os lenços de higiene íntima ajudam bastante. Os sem perfume são os mais indicados pelos médicos, ois não irritam a pele e dificilmente causam alergia. Mais um item para a bolsa!
4. Não utilizar o absorvente por muitas horas
Usar um absorvente por muitas horas é um prato feito para bactérias se disseminarem, além do odor desagradável… O absorvente interno deve ser evitado. O ideal é que se use somente na praia.
5. Dormir sem calcinha
Quando possível, dormir sem calcinha é importante para deixar a região íntima ventilar naturalmente e, assim, respirar. É uma dica unânime entre os médicos. Calcinhas de algodão também têm essa função. Ajudam a prevenir doenças.
Cuidar da higiene íntima é importante, mas estar atenta a alguns sinais também é. Odores fortes demais podem ser sinal de algum probleminha. Marque uma consulta com o seu ginecologista, neste caso!
E você? O que faz para cuidar da higiene íntima?
2 comments on “Dicas de higiene íntima”
Malú
Post maravilhoso Ju! Eu sigo corretamente tudo descrito aqui, já vi em alguns blogs falarem que não se deve usar sabonete vaginal, gente! Então para que são fabricados tantos assim??? Sério, eu uso desde que existe vendendo, é foi o que salvou todas as irritações que apareciam, além de que muitos absorventes também me trazem desconforto, o único que me adaptei é o Always embalagem verde super finos. Lencinhos aqui em casa é um pacotinho em cada banheiro, pois não somente eu uso, marido e filho adquiriram o hábito de usar após fazer suas “necessidades” e isso contribui no bem estar e limpeza.
Beijinhos lindinha
Malú
Ju Verly
Malu, eu já tive a indicação de médicos para usar os sabonetes íntimos, pois eles balanceiam o pH da região. Para quem tem problemas com fungos e bactérias, é excelente. O que acho que pode ser problemático são os desodorantes íntimos. Esses costumam causar alergias. Mas seja qual for o produto, no caso de alergias, devemos suspender o uso, né?
Beijos!