A natação tem me trazido benefícios valiosos. Saiba mais!
Desde pequena eu sempre adorei uma piscina. Logo que entrei pra faculdade comecei a nadar. Passei por várias escolas de natação em Belo Horizonte, tive excelente professores (e outros nem tanto). Lembro ainda com saudade das aulas nas piscinas ao ar livre, tomando o sol da manhã. Gente, poucas coisas na vida são tão boas quanto isso!
Nesses 18 anos tive idas e vindas na natação. Parava um tempinho, mas logo voltava, porque sentia muita falta. Por que saía, então? A natação para a mulher é um pouco mais complexa do que para os homens. Isso porque afeta o cabelo, a pelo, as unhas. Se estiver menstruada, não dá, sem depilar pernas e virilha também não.
Mas desista de uma vez, leia até o final, você pode se animar. Por essas razões às vezes eu saía, mas logo voltava.
Estava há 2 anos parada, sem nadar nem fazer qualquer outra atividade, devido às turbulências de trabalho. Até que percebi que estava em um caminho complicado, de difícil volta. Muito stress, irritabilidade, leve depressão. Decidi mudar de direção e voltar para a natação há 2 meses.
Alguns benefícios foram notados de imediato com três aulas semanais. Senti uma necessidade enorme de mudar minha alimentação, uma verdadeira reeducação. Cortei excesso de carboidratos, guloseimas, massas, refrigerantes, sucos de caixinha, frituras. Introduzi mais frutas, iogurtes, grãos, saladas, carne branca na minha alimentação.
Poucas semanas depois percebi uma disposição maior para o trabalho, melhora no humor, nas crises de enxaqueca que diminuíram bastante. O sono também melhorou, durmo melhor, descanso mais.
Tenho levado a sério as aulas, evitado faltar ao máximo, passado por cima de todos os incômodos que a natação causa. Esse final de semana umas amigas ficaram chocadas quando souberam que eu nado. Em coro, elas perguntaram: “Mas e o cabelo?” Parece que a é a maior preocupação das mulheres, sem dúvida. Mas confesso que não tenho percebido tanto estrago assim. Eu uso duas toucas no cabelo, bastante hidratação nos fios, nada impossível de se fazer.
Entre os benefícios da natação, podemos ainda citar:
- Melhora no coração: Fortalecimento da musculatura cardíaca, com eliminação da gordura ao redor do coração.
- Respiração: Prevenção da asma, já que os músculos toráxicos também são fortalecidos.
- Stress: Diminui bastante com a liberação de endorfinas e a concentração apenas nos exercícios.
- Articulações: Por não haver impacto, as articulações não sofrem tanto.
- Colesterol: Melhora nos níveis do colesterol bom, por ser uma atividade muito aeróbica.
- Queima de calorias: É uma das atividades com maior gasto calórico.
E há tantos outros benefícios da natação que poderia citar!
Meu peso diminuiu um pouquinho nesses 2 meses, mas estou sendo convencida pelo meu professor de que o ganho de massa magra é a razão dos quilos a menos não aparecerem na balança, então precisamos tirar o foco dela um pouco.
A natação é um momento muito gostoso, só meu, em que eu não penso em nada, apenas me concentro na água, nos movimentos. No final, vejo que é altamente relaxante, mesmo nas aulas mais intensas.
Se você está pensando em começar, não hesite. É o esporte mais apaixonante que existe!
Deixe um comentário!