Eu já fui um pouco crítica em relação ao dia da mulher. Achava um pouco machista, sem sentido, já que buscamos direitos iguais. Mas a realidade e a história da mulher no mundo nos mostra que um dia especialmente dedicado a ela é pouco.
O Dia Internacional da Mulher, celebrado dia 8 de março, tem origem na luta das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, que marcaram a Revolução de 1917.
E até muito antes dessa data as mulheres já lutavam por um vida melhor, pelo trabalho, pelo direito ao voto, pela liberdade, enfim, por tudo aquilo que é essencial para uma vida digna.
Selecionei, então, algumas dessas mulheres, que me inspiraram a lutar:
Jane Austen
Minha autora preferida. Uma mulher que não se conformou com a realidade machista e conservadora dos eu tempo, mas imprimiu em suas obras a sua luta por liberdade, por ser ela mesma, com suas vontades próprias, seus sonhos e projetos pessoais.
Frida Kahlo
Artista mexicana que, após sofrer um acidente que a imobilizou por anos, se tornou uma das maiores pintoras de seu país.
Angelina Jolie
Atriz, mãe de três filhos adotados e três biológicos, é uma lutadora por causas humanitárias na África. Parte de tudo o que ganha é enviado para ONGs em favor de crianças desnutridas.
Madre Teresa de Calcutá
Dedicou sua vida a ajudar crianças pobres. Um símbolo de caridade e ajuda ao próximo que marcou o mundo inteiro.
Coco Chanel
Uma mulher batalhadora, que libertou as mulheres de uma forma desconfortável e pesada de se vestir. Muito trabalho fez dela um ícone no mundo fashion.
Michelle Obama
Negra, confiante, companheira. Michelle se destacou na carreira jurídica e hoje atua em várias frentes sociais, auxiliando seu marido, um dos homens mais influentes do mundo. O preconceito não a impediram de chegar aonde chegou com muita luta e dedicação.
Lady Di
Uma princesa plebeia, que enfrentou o preconceito e conquistou o seu país. Lutou por várias causas humanitárias e se manteve firme diante da traição de seu marido.
Zilda Arns
A pediatra brasileira que conseguiu diminuir drasticamente os índices de mortalidade infantil com a disseminação do soro fisiológico. Fundou a Pastoral da Criança de combateu a violência infantil.
Hillary Clinton
Ex-primeira dama dos EUA, após enfrentar problemas conjugais que se tornaram mundialmente conhecidos, hoje é responsável pela política externa do seu país.
Malala Yousaf-Zai
A paquistanesa que, aos 17 anos, após ser baleada na cabeça, ganhou o Prêmio Nobel da Paz, por defender a educação da mulher.
Não eram mulheres perfeitas. Nem todas eram magras, brancas, malhadas. Eram e são mulheres reais, como eu e você.
A nossa luta hoje pode ser diferente. Podemos não ser grandes escritoras, políticas, assistentes sociais. Mas somos as mulheres que acordam cedo, que trabalham muito, que cuidam da casa, que educam filhos, que imprimem neles os valores e o caráter que vão levar para o resto de suas vidas. Somos verdadeiras malabaristas, amigas fiéis, companheiras. Lutamos por um mundo melhor à nossa volta. Mesmo cansadas, com cólicas, no pós-parto, com os filhos adoecidos, com chefes machistas, com maridos ausentes.
A sua luta diária faz de você uma mulher especial, pois sabemos que a mulher desempenha tantos papéis!
Então, erga a cabeça nesse dia e lembre-se de onde você veio e aonde você quer chegar.
Feliz dia das mulheres!
Feliz todos os dias!
6 comments on “10 mulheres que me inspiram”
Geane
Post maravilhoso!!!
Ju Verly
Obrigada, Geane!
Foi escrito com muito amor…
Malú
Feliz dia das mulheres atrasadinho pra ti também querida! Obrigada pelo post, pois algumas não conhecia, outras sim e não sabia a história por trás delas, mas todas são como nós…….a palavra certa: Mulher!
Que Deus te abençoe querida e que tu continue sendo essa pessoa especial, carinhosa e acolhedora com nós tuas leitoras que te queremos tão bem!
Beijinhos para ti lindinha.
Ju Verly
Desejo o mesmo para você, Malu!
Que Deus continue abençoando a sua vida e te ajudando a ser essa mulher especial!
Beijos!
Math
Post sensacional! Parabéns pela visão e pelas palavras. O mundo tem visto grandes mulheres mudarem sua historia com suas opiniões e coragem.
Ju Verly
Obrigada, Math!
Beijos!!